Riscos para a Saúde



A maior consequência do lixo eletrónico não é visível a “olho nú”, uma vez que os utilizadores apenas têm conhecimento e acesso ao revestimento do equipamento. Os materiais eletrónicos, constituídos por múltiplos circuitos e fios elétricos, são possuidores de muitos metais pesados e químicos que constituem uma grave ameaça para o ambiente e saúde pública.
 
A contaminação por estes produtos pode ocorrer por contato direto, por exemplo, as pessoas que mexem diariamente em placas eletrónicas, ou por contaminação dos solos até chegar aos lençois freáticos, contaminando pessoas, animais e até plantas. Isto acontece quando os equipamentos são despejados em aterros ou lixeiras sem o tratamento devido.
 
Os produtos e metais mais comuns encontrados nestes equipamentos e que podem constituir uma grave ameaça para os humanos são o chumbo, o mercúrio, o cádmio, o arsénico e o berílio  causando doenças a nível do sistema nervoso, cerebrais, fígado  doenças de pele, rins e pulmões. 

lixoeletronico.blogspot.pt

1 comentários:

Maria Ferreira disse...

Nunca pensei que os computadores e electrodomésticos que tenho em casa tivessem tantos químicos que nos pudessem fazer tão mal :-S as pessoas tem culpa, mas também nao sao as unicas, porque informações como esta e centros de recolha não são divulgados às pessoas, logo elas nao adivinham os riscos que ha para a saude e como evita-los =)

Enviar um comentário

António Mendes, Pedro Cardoso, Rui Santos, Márcio Almeida. Com tecnologia do Blogger.