Centros de Recolha





Atualmente, existem cerca de 280 centros de receção de equipamentos elétricos e eletrónicos (EEE) onde os consumidores podem deixar, gratuitamente, os equipamentos que já não utiliza. A entrega nestes referidos centros assegura não só o melhor tratamento dos equipamentos, bem como a sua valorização. Em todas as cidades estão disponíveis centros de recolha de equipamentos eletrónicos. Em relação aos pontos eletrão, estes estão disponíveis em cerca de 140 locais como, por exemplo, centros comerciais e bombas de gasolina.
A entrega do lixo eletrónico nos centros de recolha exige 2 aspetos importantes a ter em conta:

1 – Proveniente de particular: neste caso a sua entrega é gratuita e os equipamentos devem estar sempre que possível com o invólucro intato. Caso sejam lâmpadas, devem estar bem acondicionadas, preferencialmente numa caixa de cartão, de modo a que não se partam.

2 – Proveniente de não particular: neste caso pode ser exigido ao detentor o pagamento de uma taxa referente à receção, tratamento e transporte se os resíduos tiveram origem num EEE, que tenha sido colocado no mercado antes de 2005, ou que não tenha sido fruto da troca de um novo equipamento. Os equipamentos para recolha devem também estar devidamente acondicionados em paletes no ato de entrega. No caso de serem lâmpadas, estas devem ser resguardadas preferencialmente numa caixa de cartão.

Todos estes equipamentos podem ser entregues nos centros de receção autorizados, ou no caso de impossibilidade de deslocação até um ponto de recolha por um particular, é possível contactar a Câmara Municipal e solicitar o seu levantamento.

Contatos Úteis:
SOS Ambiente e Território (808 200 520) – Em caso de situações que não respeitem a legislação ambiental é aconselhável o contacto com o SOS ambiente e território.

Links Úteis:

Quer saber qual o ponto de recolha mais perto de si? Clique aqui!

0 comentários:

Enviar um comentário

António Mendes, Pedro Cardoso, Rui Santos, Márcio Almeida. Com tecnologia do Blogger.