Reduzir




A redução no consumo de equipamentos elétricos e eletrónicos é um fator de extrema importância no que diz respeito à produção de lixo eletrónico, pois se o consumo reduzir, consequentemente diminuirá a taxa de resíduos a reciclar/tratar. Por ano, Portugal produz aproximadamente 100 a 120 mil toneladas/ano de equipamentos elétricos e eletrónicos.

Embora essencial, a redução no consumo não é fácil de estabelecer, uma vez que o mercado exibe uma vasta lista de produtos, cada vez mais evoluídos e inovadores, seduzindo os consumidores e aumentando assim a taxa de consumo. Esta importante redução começa pela diminuição da quantidade de resíduos produzidos e consequente redução dos seus componentes tóxicos. A redução dos equipamentos elétricos e eletrónicos pode começar na fase da sua produção como, por exemplo, através do aumento do tempo de vida útil destes mesmos equipamentos, ou seja, se um equipamento tiver uma durabilidade maior, não será necessário a sua substituição por um novo.

Tendo em conta que o consumo de equipamentos eletrónicos não tende a baixar, ano após ano, compete aos fabricantes produzirem esses equipamentos com substâncias menos tóxicas, e ao consumidor comprar estes equipamentos às empresas mais ecológicas, como já evidenciamos no presente blogue. 

lixoeletronico.blogspot.pt

1 comentários:

Joel Ribeiro disse...

É uma visão optimista, mas cada vez há mais escolha e novidade xD

Enviar um comentário

António Mendes, Pedro Cardoso, Rui Santos, Márcio Almeida. Com tecnologia do Blogger.