Estatísticas do Lixo Eletrónico



A Europa faz atualmente face a um grave problema relacionado com o lixo eletrónico, uma vez que 6 milhões de toneladas/ano são descartados por famílias e empresas. O problema é que nem todo o lixo eletrónico é reciclável e nem todos são depositados nos centros de recolha apropriados para o efeito, sendo mesmo depositados em aterros ao ar livre causando efeitos prejudiciais à saúde

As normas europeias obrigam a que cada país recolha e trate cerca de 4 kg/habitante, o que significa que Portugal deverá todos os anos recolher 40 mil toneladas de lixo eletrónico.

No entanto, Portugal atingiu já em 2011, segundo o relatório anual da WEEE, as 54.754 toneladas (valor estimativo), o que significa o cumprimento das diretivas europeias. Este valor merece destaque, uma vez que apenas em 2006 a atividade de recolha e tratamento de REEE foi iniciada em Portugal, com a criação da amb3e e da erp-recycling.

Numa primeira apreciação, os resultados parecem satisfatórios, no entanto, todos os anos são produzidos cerca de 100.000 toneladas de produtos elétricos e eletrónicos, o que revela que ainda existe para tratar uma grande parte de equipamentos eletrónicos.

Ajude a tratar do planeta e entregue os seus equipamentos eletrónicos fora de uso num centro de recolha.

lixoeletronico.blogspot.pt

0 comentários:

Enviar um comentário

António Mendes, Pedro Cardoso, Rui Santos, Márcio Almeida. Com tecnologia do Blogger.